Suplementos proteicos são consumidos para aumento de massa muscular e melhor desempenho no exercício. Mas pesquisas recentes indicam que o whey protein pode aumentar o risco de formação de pedra nos rins.
Ao longo deste texto, explicaremos mais sobre essa relação.
Whey protein é a proteína do soro de leite, a porção aquosa do leite que se separa da coalhada na fabricação do queijo. É comumente usado como suplemento proteico.
Também conhecidos como pedras nos rins, os cálculos renais são formados quando há um acúmulo de substâncias como cálcio, oxalato e ácido úrico na urina. Essas substâncias podem formar complexos insolúveis, levando ao surgimento de pedras nos rins.
Quando há consumo insuficiente de água e acidificação do pH urinário são condições que aumentam o risco de formação de cálculos urinários.
Estudos recentes identificaram que indivíduos que consomem whey protein, apresentam aumento do cálcio urinário e diminuição do pH urinário, que são as principais condições favoráveis para formação de pedras nos rins.
Portanto, é fundamental consultar um médico para avaliar a necessidade e quantidade de suplementação proteica.
Caso já tenha pedra nos rins, o tratamento pode ser realizado por meio de cirurgia a laser.
Agende uma consulta e tire as suas dúvidas com um especialista altamente qualificado. Dessa forma, você mantém a sua saúde em dia e pode repensar a sua estratégia de alimentação esportiva.