Chamamos de infecção urinária a infecções em qualquer parte do sistema urinário, mas a mais comum ocorre na bexiga.
Muitas pessoas acabam chamando isso de cistite, mas não é bem assim. Cistite significa inflamação na bexiga e existem muitas causas disso, mas concordo que a infecção urinária é a mais comum.
As mulheres costumam ter mais infecções urinárias que os homens. Estima-se que 50-80% das mulheres terão pelo menos um quadro de infecção na vida e, dentre essas mulheres, 20-50% terão recorrência do quadro.
Quando o paciente tem 3 ou mais episódios da infecção em 1 ano, ou 2 ou mais episódios em 6 meses, é preciso investigar o que está causando isso com um médico urologista.
Principais causas do problema:
- Automedicação: quando a pessoa toma o mesmo medicamento por muito tempo, sem supervisão de um médico. Pode ocorrer o “desenvolvimento” de resistência a certos antibióticos.
- Higiene inadequada após evacuação: bactérias presentes no intestino podem alcançar o canal da urina e bexiga;
- Imunidade baixa;
- Prisão de ventre;
- Diabetes mellitus;
- “Segurar a urina” e ir ao banheiro poucas vezes;
- Menopausa.
Entre os principais sintomas da Infecção urinária estão: dor ao urinar, sangue na urina, urinar mais vezes que o comum. Então, o ideal é procurar por um médico urologista assim que você apresentar qualquer sintoma da doença.
Consulte-se com um médico urologista o seu quadro de infecção urinária recorrente
Consulte um Urologista, independentemente de ser sua primeira incidência ou ser um caso de repetição do quadro. Não se automedique de forma alguma!
A escolha do melhor tratamento para cada caso deve ser feita pelo Urologista, levando em conta as características da infecção. Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!