Você provavelmente já ouviu falar sobre cálculo renal ou pedra nos rins. Realmente é uma doença muito comum.
Calcula-se que 12% da população brasileira tenha essa doença. Ela pode acontecer tanto em homens como mulheres, mas é duas vezes mais comum no sexo masculino.
O cálculo renal geralmente se forma no rim e quando o fica numa posição que dificulta a drenagem de urina. Ele acaba provocando uma dor intensa, conhecida como cólica renal.
É uma das piores dores existentes, mulheres que tiveram parto normal e pedra nos rins costumam dizer que a cólica dói muito mais.
As pessoas com cólica renal acabam procurando o pronto-socorro, porque, mas na maioria das vezes, só a medicação aplicada pela veia consegue amenizá-la.
Existem muitas substâncias que podem formar essas pedras. A maioria dos cálculos renais são compostos por sais de cálcio (oxalato de cálcio, fosfato de cálcio), mas existem também os cálculos de ácido úrico, cistina, estruvita, entre outros.
É sempre importante identificar que substâncias formam a pedra. Essa informação é muito importante para determinar se há alterações no metabolismo que favorecem a formação dos cálculos.
Isso, por sua vez, permite estabelecer tratamentos para prevenção do cálculo renal, evitando que novas pedras se formem no futuro. Se nenhuma investigação é realizada, o paciente pode ter a chance de formar um novo cálculo renal em 5 anos é de 50%; em 10 anos, de 90%.
Imagino que você tenha muitas dúvidas sobre esta doença, mas não se preocupe, aqui no blog falarei muito ainda sobre o Cálculo Renal, sobre seus sintomas, tratamentos e cirurgias.
Se você realmente tiver alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo ou entre em contato! Não deixe de registrar seu e-mail em nosso Newsletter, assim será avisado sempre que publicarmos novos textos.
Ou seja, cuide-se, mantenha hábitos saudáveis e faça checkups médicos regularmente. Sua saúde é seu maior bem! Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!