Quando o paciente recebe a notícia de que tem câncer de próstata, é bastante comum que queira realizar cirurgia robótica o mais rápido possível.
É preciso, porém, esclarecer que essa doença apresenta geralmente crescimento lento, não sendo necessário cirurgia de imediato.
Inclusive há situações em que podemos postergar o tratamento por meses.
Para tirar suas dúvidas sobre quando é possível adiar o tratamento do câncer de próstata, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano — Especialista em Tratamento de Câncer de Próstata!
Vigilância ativa do câncer de próstata
Após realizar biópsia de próstata, o paciente recebe o resultado da análise do material coletado durante o procedimento. O resultado dessa análise, chamada de anatomia patológica, indica se há câncer, qual a “quantidade” de tumor e o grau de agressividade da doença.
Caso o paciente apresente câncer de , pequena “quantidade” de tumor e baixa agressividade, o que chamamos de doença mínima, pode-se postergar o tratamento do paciente por pelo menos 6 meses.
Após esse período, o paciente deve realizar nova avaliação por meio de PSA, ressonância magnética e exame de toque. Caso o tumor permaneça inalterado, postergamos novamente o tratamento; caso tenham surgido sinais de maior agressividade, definimos tratamento.
Para avaliar se vigilância ativa é a melhor forma de conduzir seu caso, converse com seu médico. E se ainda não tem um especialista para cuidar da sua saúde urológica, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano! Assim você pode contar com um especialista no tratamento do câncer prostático e de cirurgia robótica, além de ter o suporte em diversos problemas da saúde masculina.