Estima-se que, no Brasil, a cada ano, ocorram 11.370 novos casos de câncer de bexiga e 4.929 mortes relacionadas à doença.
O tratamento pode envolver diferentes abordagens, dependendo do estágio da doença. Para casos avançados, a cirurgia robótica vem se destacando como uma das opções mais eficazes. Utilizando tecnologia de ponta, esse procedimento oferece maior precisão cirúrgica, menor risco de complicações e uma recuperação mais rápida para o paciente.
Continue lendo este artigo do Blog do Dr. Luiz Takano e saiba mais detalhes sobre este tratamento.
Como é o tratamento do câncer de bexiga?
Muitas vezes, a doença é detectada em exames de imagem de rotina como ultrassom antes do início dos sintomas.
Para confirmação da doença, realizamos uma endoscopia da bexiga, em que uma câmera é introduzida pela uretra para inspeção do interior da bexiga.
Uma vez identificado o tumor, retiramos essa lesão com um dispositivo acoplado à própria câmera e enviamos o material para análise.
Após análise do material retirado na cistoscopia e confirmação do diagnóstico da doença, devemos avaliar o grau de agressividade do tumor bem como definir se há invasão da camada muscular da bexiga.
Para tumores não invasivos, costuma-se realizar tratamento complementar por meio de imunoterapia ou quimioterapia através da administração de medicamentos na bexiga através do canal da urina.
Para tumores invasivos, recomenda-se a retirada da bexiga e demais órgãos pélvicos, bem como reconstrução da bexiga com um segmento do intestino. Nesses casos a cirurgia robótica pode ser alpicada.
Como é feita a cirurgia robótica para tratamento do câncer de bexiga?
A cirurgia robótica é um avanço significativo no tratamento do câncer de bexiga. Esta técnica permite ao cirurgião realizar o procedimento com alta precisão e menor trauma cirúrgico. A técnica consiste em realizar pequenas incisões no abdômen (0,8 cm), por onde são inseridos instrumentos robóticos e uma câmera de alta definição.
O cirurgião controla os instrumentos remotamente a partir de um console, obtendo uma visão tridimensional ampliada da área operada. Essa tecnologia permite uma precisão milimétrica dos movimentos, essencial para preservar tecidos saudáveis e evitar danos a estruturas nervosas adjacentes.
Os principais benefícios da cirurgia de câncer de bexiga por robótica são:
- Menor trauma cirúrgico.
- Menos perda de sangue.
- Recuperação mais rápida.
- Menor risco de infecção.
- Preservação da função urinária e sexual.
De fato, todos esses benefícios combinados tornam a cirurgia robótica a opção preferida de médicos e pacientes, especialmente nas situações em que se exige alta precisão cirúrgica.
Cirurgia robótica e a qualidade de vida
A cirurgia robótica para câncer de bexiga representa um avanço significativo na urologia oncológica, proporcionando um tratamento mais seguro e eficaz. Com a utilização dessa tecnologia, os pacientes podem contar com um procedimento minimamente invasivo, que reduz complicações e melhora a qualidade de vida no pós-operatório.
Confie em quem entende do assunto
O Dr. Luiz Takano é especialista em urologia minimamente invasiva e cirurgia robótica, oferecendo um tratamento personalizado e de alto padrão para seus pacientes.
Para saber mais sobre as opções de tratamento para o câncer de bexiga ou agendar uma consulta, entre em contato com a equipe do Dr. Luiz Takano e receba um atendimento especializado e humanizado.