O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso a importância dos exames preventivos como PSA e Toque Retal e das consultas de rotina. Quando descoberto no início, ele tem mais de 90% de chance de cura, sendo um tipo de câncer com alto índice de sucesso no tratamento.
Nas consultas preventivas é realizado o exame de toque retal e solicitado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Atualmente há também outros exames que nos auxiliam na investigação dessa doença como o PCA-3, substância dosada na urina e a ressonância multiparamétrica da próstata, que é um exame de imagem.
Esses sintomas não são exclusivos do Câncer de Próstata, pois podem acontecer se a pessoa tiver outros problemas de saúde, como a hiperplasia prostática benigna.
Para definir qual a causa desse quadro, é muito importante consultar um urologista sempre que o paciente sentir esses sintomas (não necessariamente todos).
Além disso, para prevenção do câncer de próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 40-45 anos; nos demais casos, aos 50 anos, afinal, hereditariedade é um dos principais fatores de risco.
Caso você tenha alguma dúvida sobre a doença, se consultar com um especialista é a melhor forma de ter informações. No entanto, um dos tratamentos mais efetivos tem sido a Cirurgia Robótica.
Quer saber mais sobre essa e outras formas de tratamento para câncer de próstata? Acompanhe nosso blog e leia as matérias. Afinal, manter-se bem informado é o primeiro passo para que uma pessoa possa cuidar melhor de sua saúde!
Você tem interesse em agendar uma consulta com um especialista em cirurgia robótica e câncer de próstata? Então entre em nossa página de contato e agende sua consulta hoje mesmo!