Pedras nos rins ou Cálculos Renais são formados por substâncias que se juntam e cristalizam dentro dos rins (ou em outro local nas vias urinárias/trato urinário). Formando massas sólidas que lembram pedras, daí seu nome.
Se você acompanha o meu blog, provavelmente já deve ter lido o meu artigo sobre cálculo renal e pedra nos rins. Naquele texto, eu expliquei mais a fundo, o que é o Cálculo Renal e como ele se forma.
Caso não tenha lido, convido você a clicar aqui para saber mais sobre a doença. É um assunto muito importante, uma vez até 20% da população pode ter um caso de pedra nos rins.
Já nesse texto que você está lendo agora, vou falar sobre os principais sintomas do Cálculo Renal.
Os principais sintomas do Cálculo Renal
É muito importante que você saiba, que a pedra nos rins pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode não sentir sintoma algum. Porém, quando a pedra passa a obstruir a drenagem de urina, o paciente começa a sentir uma dor muito forte.
Essa dor é a chamada cólica renal. Quem já teve esse quadro, sabe como a dor é intensa. Mulheres que tiveram parto normal e pedra nos rins costumam dizer que os cálculos doem bem mais.
Outros sintomas do Cálculo Renal são:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Calafrios;
- Desejo frequente de urinar;
- Sangue na urina;
- Dor ao urinar
O cálculo, quando não tratado, pode trazer diversas complicações, por isso, ao sentir algum dos sintomas acima (mas não necessariamente todos), procure um Médico Urologista (médico especialista que trata o cálculo renal). Além disso, um caso prolongado de cálculos renais pode acometer outros pontos do sistema urinário!
Se você costuma a lidar com essas dores frequentemente ou já teve reincidências de pedras nos rins? Então agende sua consulta conosco em nossa página de contato! Afinal, um Médico Urologista pode fazer o tratamento efetivo dessa e outras doenças do trato urinário!