Os rins removem resíduos e água em excesso do sangue, produzindo a urina e ajudam a manter substâncias químicas (como sódio, potássio e cálcio) equilibradas no corpo. Os rins também produzem hormônios que ajudam a controlar a pressão arterial e estimulam a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Portanto, o bom funcionamento do Rim é fundamental para a saúde.
A negligência em relação ao monitoramento de problemas nos rins leva a mais de 2,4 milhões de mortes anuais ao redor do mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Para ajudá-lo a cuidar melhor dos seus rins, vamos tratar dos principais aspectos relacionados à saúde renal neste artigo do Dr. Luiz Takano.
Os rins são estruturas em forma de feijão e pesam cerca de 150 g no homem e cerca de 135 g na mulher. Eles têm normalmente 10 a 12 cm de comprimento, 5 a 7 cm de largura e 2 a 3 cm de espessura.
Superiormente, as glândulas suprarrenais (adrenais) ficam adjacentes ao pólo superior de cada rim.
No lado direito, a segunda parte do duodeno (porção descendente) confina com a face medial do rim.
No lado esquerdo, a curvatura maior do estômago pode cobrir a face superomedial do rim, e a cauda do pâncreas pode estender-se para cobrir o hilo renal.
O baço está localizado anterior ao pólo superior e é conectado pelos ligamentos esplenorrenal (lienorrenal).
Inferiormente a esses órgãos, o cólon normalmente repousa anteriormente aos rins em ambos os lados.
O rim é dividido em córtex e medula. As pirâmides renais, nas áreas medulares são separadas pelo tecido cortical denominado colunas renais (de Bertin).
Os primeiros sinais de doenças renais incluem alteração do volume da urina, sangramento na urina, cansaço excessivo, inchaço nas pernas e pés.
O médico nefrologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças clínicas dos rins com insuficiência renal e glomerulonefrites. Já o médico urologista aborda doenças cirúrgicas dos rins como pedras nos rins e câncer de rim.
Para identificar eventuais doenças, devemos conversar com o paciente. Doenças de base como hipertensão arterial, diabetes, colesterol aumentado e uso de medicamentos como anti-inflamatórios devem ser avaliados.
Exame físico e exames complementares de sangue, urina e ultrassonografia devem ser solicitados. Eventualmente o paciente deve realizar tomografia e ressonância.
Manter a saúde dos rins depende de hábitos saudáveis, como dieta balanceada, ingestão de água em quantidades adequadas, a prática de exercícios e evitar uso de drogas lícitas e ilícitas.
Como você viu, a saúde dos rins exige participação do paciente. Mantenha hábitos saudáveis!
Para saber mais sobre câncer de rim e seu tratamento, recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é nefrectomia? Se você quer ter o melhor tratamento com um médico especialista em pedra nos rins e câncer renal, entre em contato com o Dr. Luiz Takano e agende sua consulta!