Câncer de Próstata

RTU da Próstata: quando esse procedimento é indicado?

A próstata é um órgão que os homens possuem e produz o líquido seminal, que permite que o espermatozoide sobreviva, chegue até o óvulo. 

A próstata localiza-se na pelve, “abraçando” o canal da urina, próximo à bexiga. Aumento da Próstata ou Hiperplasia Prostática Benigna é uma condição que se inicia geralmente aos 50 anos de idade, vindo a acometer cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade. 

O crescimento da próstata provoca compressão progressiva do canal pelo qual passa a urina (comprime a uretra), dificultando a passagem da urina e causando sintomas urinários. Quando não tratado, o aumento da próstata pode provocar retenção urinária e alteração de funcionamento da bexiga e rins.

Embora exista tratamento clínico (com remédios), muitas vezes é necessário operar o paciente. A Ressecção Transuretral da Próstata (RTU da próstata) é um dos procedimentos mais utilizados para o tratamento cirúrgico desta condição. 

Se a RTU da próstata foi indicada a você, tirar suas dúvidas sobre o assunto com um especialista.

O que é Raspagem de Próstata?

Trata-se de procedimento em que colocamos uma pequena câmera no canal da urina e “raspamos a próstata” internamente, desobstruindo o canal da urina. Usando uma analogia simples, seria algo como retirar o miolo do pão francês. 

O risco de incontinência e impotência é menor que 1%. 

A cirurgia pode ser realizada sob raquianestesia ou anestesia geral, sendo geralmente necessário 1 a 2 dias de internação. 

A recuperação é bastante rápida, exigindo apenas 14 dias de repouso.

Quando a RTU é indicada?

Se o paciente não responder ao tratamento medicamentoso, seja por não apresentar melhora dos sintomas urinários ou por não tolerar efeitos colaterais, ou quando o paciente já apresentar complicações relacionadas à obstrução do canal da urina pela próstata, indicamos tratamento cirúrgico.

Embora haja outras formas de cirurgia, a ressecção endoscópica é o procedimento mais comumente utilizado

O RTU da Próstata é um procedimento seguro?

Sim, é bastante seguro. 

A cirurgia pode ser realizada sob raquianestesia ou anestesia geral, sendo geralmente necessário 1 a 2 dias de internação. Há baixo risco de sangramento relevante. 

A recuperação é bastante rápida, exigindo apenas 14 dias de repouso

Complicações como impotência e incontinência são muito raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos. 

Se foi indicado para você realizar o procedimento de raspagem da próstata, não se preocupe! Trata-se de uma cirurgia segura e que proporciona uma melhor qualidade de vida para você.

Caso ainda tenha dúvidas, agende uma avaliação conosco.

Dr. Luiz Takano