O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. É preciso dizer que existe tratamento para câncer de próstata, havendo grandes chances de cura quando a doença é descoberta ainda cedo.
No entanto, há ainda muitos casos em que a doença é diagnosticada em fase avançada, pois os pacientes não realizaram consultas e exames de rotina com um médico urologista.
Devemos lembrar que o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas e não provoca dor. Quando ocorrem sintomas, é provável que a doença esteja invadindo estruturas vizinhas como bexiga ou mesmo órgãos à distância (metástases) como pulmão e ossos.
É indispensável que o paciente conheça os sintomas de um tumor na próstata. Assim, é possível evitar que o diagnóstico seja tardio e que o tratamento do câncer de próstata demore para ser iniciado.
Vamos conhecer os principais sintomas de tumor na próstata potencialmente avançado neste texto do Dr. Luiz Takano – Especialista em Urologia Minimamente Invasiva. Então entre e saiba mais sobre a doença e como ter uma segunda opinião sobre o câncer de próstata!
Quais são os sintomas do câncer de próstata
Como dissemos acima, quando a doença está em estágio inicial, o tumor não provoca sintomas. Já em estágio mais avançado, os pacientes podem apresentar alguns do seguintes sintoma:
- Vontade frequente de urinar;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Vontade frequente de urinar à noite (nictúria);
- Dor em regiões como ossos, quadril, costas, coxas e até ombros – o que indica que a doença criou metástases;
Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.
Os sintomas também podem indicar outras doenças
Devemos ressaltar que muitos dos sintomas citados acima podem ocorrer também em outras doenças. Por exemplo, a vontade frequente de urinar pode ser causa de infecção urinária ou de hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada).
Por isso, é muito importante procurar orientação médica, pois o Médico Urologista poderá realizar exame de toque retal e solicitar exames como o PSA, que permitem, muitas vezes, diferenciar o câncer prostático de outra doença.
Você quer ter uma segunda opinião sobre o câncer de próstata? Entre em contato com o Dr Luiz Takano e agende sua consulta!