A Prostatectomia Robótica é uma cirurgia minimamente invasiva realizada com a ajuda de robôs. Que envolve alta tecnologia, sendo considerada a técnica mais avançada e precisa para tratamento cirúrgico de Câncer de Próstata.
A Cirurgia Robótica oferece muitas vantagens em relação à cirurgia “aberta”. As vantagens incluem menor tempo de internação, menor tempo de recuperação e menos dor pós-operatória para o paciente. No entanto, há alguns cuidados a serem tomados, de modo a evitar complicações.
Quem passa por esse tipo de cirurgia pode voltar rapidamente à vida normal, mas deve seguir algumas recomendações médicas. Então, continue lendo e entenda o passo a passo para voltar à vida normal após a Prostatectomia Robótica .
O período após a cirurgia robótica de Câncer de Próstata é importante para a plena recuperação. Por isso, é importante que se discuta com o médico um planejamento de recuperação, priorizando a segurança e o conforto do paciente.
Terminada a Prostatectomia Robótica, o paciente fica com uma sonda no canal da urina e pode ou não ficar com um dreno, um pequeno tubo saindo pelo abdome. Que tem a função de evitar acúmulo de líquidos no abdome e permitir que o médico identifique precocemente complicações.
É, então, encaminhado à sala de recuperação anestésica, onde o observamos até que esteja bem acordado e tenha condições de ser levado ao quarto.
Após isso, é conduzido para a unidade de internação, onde pode se alimentar e recebe medicações para controle da dor. 6h após a chegada ao quarto, é possível sentar na poltrona.
No dia seguinte à cirurgia, recomendamos que o paciente comece a caminhar pelo hospital com auxílio da equipe de enfermagem. Nesse mesmo dia, caso esteja se sentindo bem, pode inclusive receber alta; caso contrário, realizamos o paciente no dia seguinte. A grande maioria dos pacientes permanece internado por apenas 36-48h.
Recomendamos repouso relativo, isto é, evitar atividade física moderada e intensa nos primeiros 15 dias após a cirurgia. Recomendamos afastamento do trabalho nesse período. Após isso, o paciente pode voltar gradualmente a suas atividades, estando, geralmente, plenamente recuperado após 4-6 semanas.
Embora a recuperação seja rápida na maior parte dos casos, alguns pacientes podem evoluir mais lentamente. Dependendo da idade, doenças associadas, sensibilidade e limiar de dor, técnica cirúrgica, entre outros.
Se você precisa se consultar com um médico urologista especialista em cirurgia robótica para Câncer de Próstata? Então entre em contato com o Dr. Luiz Takano e agende sua consulta!