Ardência na hora de urinar, hematúria (sangue na urina), urinar com muita frequência, esses são alguns sintomas de problemas urinários, que acometem homens e mulheres em qualquer idade e podem ter diferentes causas como infecção urinária, pedras nos rins e tumores benignos ou malignos do trato urinário.
Mas, no caso dos homens com mais de 40-50 anos, esses sinais podem indicar doenças como próstata aumentada ou, eventualmente, câncer de próstata e não devem ser ignorados. Saiba mais sobre esse alerta com um especialista em rins e próstata.
Quais são os principais sintomas das doenças urinárias mais comuns?
Infecção urinária
A infecção urinária provoca geralmente sintomas de problemas urinários como:
- ardor para urinar
- vontade frequente de urinar, mas ao chegar ao banheiro saem apenas algumas gotas de urina (polaciúria)
- de repente, surge uma vontade de urinar (urgência miccional)
- alteração da coloração e odor da urina
Embora seja uma doença de fácil diagnóstico, pode trazer complicações graves se houver demora em iniciar o tratamento.
Pedras nos rins
Uma doença igualmente preocupante é a presença de pedras nos rins. Quando a pedra se desloca e alcança o canal que leva a urina dos rins à bexiga, provoca interrupção da drenagem de urina, provocando a famosa cólica renal, uma dor muito intensa que se inicia nas costas e irradia para o abdome, acompanhada de náuseas e vômitos e sangramento na urina.
Além disso, de acordo com a posição do cálculo no ureter e complicações associadas pode haver:
- urgência miccional
- polaciúria
- febre
- redução do volume urinário
Nem sempre as pedras necessitam de tratamento cirúrgico. Mas, quando isso é necessário, pode-se utilizar cirurgia a laser para pedra nos rins. Procedimento sem cortes, altamente eficaz.
Hiperplasia benigna da próstata
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o crescimento natural da próstata, que ocorre à medida que os homens envelhecem.
Afeta cerca de 90% dos indivíduos do sexo masculino até os 90 anos, configurando, assim, uma das principais causas de problemas urinários em homens. Pode provocar sintomas urinários como:
- jato de urina fino e fraco e que demora para começar
- vontade frequente de urinar
- sensação de não ter esvaziado a bexiga completamente
- acordar várias vezes à noite para urinar
- de repente vem uma vontade forte de urinar
- sangramento na urina
As complicações da hiperplasia da próstata podem incluir alteração no funcionamento da bexiga, formação de pedras na bexiga, infecções do trato urinário e perda de função dos rins eventualmente. Pode ocorrer também retenção urinária, quando o paciente simplesmente não consegue urinar, sendo necessário colocação de sonda no canal da urina.
Câncer de próstata
Bem mais grave do que a HPB, o câncer de próstata não costuma provocar sintomas quando em fase inicial. E é justamente nesse estágio que o tratamento tem maior chance de cura, sobretudo por meio de cirurgia robótica.
Os sintomas acontecem quando existe invasão, pelo tumor, de órgãos próximos (doença localmente avançada) ou mesmo à distância (metástases):
- sangramento na urina
- inapetência
- perda de peso
- dor pélvica
- dor óssea
Desse modo, recomendamos que pacientes realizem consultas de rotina com o urologista mesmo que não tenham sintomas.
Consulta de rotina e exames
Fazer consultas e exames de rotina com um médico urologista permite identificar doenças urinárias antes que provoquem complicações.
Por meio da conversa com o paciente, exame físico, testes de sangue e urina, bem como exames de imagem, o médico pode definir com precisão a causa do sintoma urinário, bem como o tratamento mais adequado ou mesmo detectar um tumor em sua fase inicial, antes de aparecerem sintomas.
Sendo assim, se você apresenta sintomas de infecção do trato urinário, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano!