https://api.soundcloud.com/tracks/1901313528
“Qual a chance de cura?” “Vou conseguir ter relação sexual após o tratamento?” São dúvidas bastante frequentes durante as consultas em que os pacientes recebem o diagnóstico de câncer de próstata.
Quando há detecção precoce, isto é, quando a doença é diagnosticada em fase inicial, há grande chance de cura (cerca de 90%). É também preciso ressaltar que há formas de tratamento minimamente invasivas como a cirurgia robótica, o que reduz bastante o desconforto durante o processo de cura.
Mas, neste texto, falaremos sobre a vida sexual após o tratamento do câncer de próstata. Confira no novo artigo do Dr. Luiz Takano – Especialista em cirurgia robótica!
Os nervos responsáveis pela ereção estão localizados muito próximos à próstata. Desse modo, os tratamentos para o câncer de próstata, cirurgia ou radioterapia, podem provocar lesão transitório ou permanente dessas estruturas, provocando disfunção erétil, dificuldade de iniciar e/ou manter ereção.
Além disso, em casos de tumores mais agressivos, pode ser necessário utilizar medicamentos que reduzem a produção de testosterona, de modo a reduzir o estímulo bioquímico para proliferação de células cancerígenas.
Sim! É possível ter vida sexual após o tratamento do câncer de próstata!
A qualidade da ereção após o tratamento depende de muitos fatores como idade, doenças associadas, medicamentos de uso habitual, agressividade do tumor, estágio da doença, técnica cirúrgica etc
Mas, de modo geral, 60-80% dos pacientes recuperam plenamente a ereção após o tratamento. É preciso dizer, porém, que essa recuperação pode ser lenta, ocorrendo ao longo de 2 anos.
Costumamos recomendar uso diário de tadalafila 5mg por 6 meses, após a cirurgia para tratamento de câncer de próstata, pois há evidência que essa conduta melhora a qualidade de ereção do paciente a médio longo prazo.
Incentivamos que o paciente inclusive tente se masturbar e ter relação sexual nesse período, de modo a estimular a recuperação do tecido erétil.
Em situações em que o câncer de próstata invade os nervos responsáveis pela ereção, não é possível preservar essas estruturas. Assim, temos de removê-las durante a cirurgia ou irradiá-las na radioterapia, de modo a evitar que permaneçam células tumorais.
Nesses casos, a chance de recuperação da ereção espontânea é pequena. Isso não significa que o paciente não possa ter vida sexual após o tratamento. Muitas vezes, com doses mais altas de medicamentos como Sildenafila, Tadalafila e Vardenafila é possível conseguir ereção.
Além disso, quando essas medicações falham, é possível utilizar outras drogas injetáveis no pênis. E caso isso também falhe, podemos realizar a colocação de prótese peniana.
Como podemos ver, recuperar a vida sexual após o câncer de próstata é algo possível. As chances de tudo dar certo são maiores com a detecção precoce do problema e, claro, com um bom acompanhamento ao longo de todo o processo. Por isso, conte com uma equipe qualificada para caminhar ao seu lado nessa etapa!
E é para isso que estamos aqui! Fique à vontade para entrar em contato e agendar a sua consulta com a nossa equipe. Pode contar com o Dr Luiz Takano!