A incontinência urinária pode ser entendida com a perda involuntária de urina e atinge homens e mulheres de todas as idades, afetando bastante a qualidade de vida. Esse quadro pode ser causado por muitas doenças, inclusive pelo aumento de próstata e pelo câncer de próstata.
É essencial que o paciente procure um Médico Urologista o quanto antes para a realização de exames para identificar a presença a causa da doença.
Se você sofre com a Incontinência Urinária e quer entender mais sobre o continue lendo este artigo do Blog Takano Urologia!
Em condições normais, a bexiga e o esfíncter – músculo que age como uma válvula para fechar a uretra e impedir a saída da urina – atuam em perfeita sintonia, havendo controle do processo de micção, sem perdas urinárias mesmo sob esforço.
No entanto, na incontinência, essa capacidade de evitar perda de urina é reduzida ou perdida completamente. Existem 3 tipos de incontinência:
O diagnóstico correto sobre o tipo de incontinência vai definir o melhor tratamento.
De fato, os pacientes que passaram pela prostatectomia podem apresentar incontinência urinária de esforço após a retirada da sonda.
No entanto, 95% dos paciente recuperam o controle da urina em até 1 ano da cirurgia. Vale lembrar que quando realizamos cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, os paciente recuperam esse controle precocemente.
Este artigo tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas. Mas se você tem dúvidas sobre seu caso pessoalmente, o ideal é consultar um Médico Urologista para uma avaliação mais cuidadosa.
Então agende sua consulta conosco e veremos como seu tratamento pode ser seguido para ter o máximo de sucesso!