Hoje, com a evolução da tecnologia, muitos tratamentos podem ser realizados de maneira pouco invasiva e eficaz. Esse avanço permitiu que pacientes com câncer de próstata pudessem se beneficiar da cirurgia robótica, em que, como o nome sugere, o cirurgião se utiliza de um robô para melhorar a qualidade da visão e movimentos.
Mas, apesar de todos os benefícios que ela proporciona, ainda existem muitas regiões que não dispõem deste tipo de robô. Pensando nisso, criamos este artigo para orientar os pacientes neste caso. Continuem por aqui e confiram!
A cirurgia assistida por robótica é um procedimento minimamente invasivo, utilizado no tratamento de muitas doenças, incluindo o câncer de próstata.
O cirurgião permanece na sala de cirurgia, em um console que permite controle dos instrumentos robóticos (câmera e pinças cirúrgicas). A câmera robótica permite visão dos órgãos em 3D, alta definição e ampliada 10 vezes.
filtragem de vibração integrada, o elimina tremores, tornando o movimento mais preciso.
O emprego da tecnologia robótica torna muito baixo o risco de sangramento com necessidade de transfusão.
Pacientes submetidos a cirurgia robótica permanecem cerca de 24h no hospital. Além disso, recuperam-se mais rápido, o que permite ao paciente retomar sua rotina rápido.
Pacientes submetidos a cirurgia robótica têm menos dor após a cirurgia, necessitando apenas de analgésicos comuns.
Pacientes submetidos a cirurgia robótica recuperam o controle da urina de modo mais rápido, reduzindo a necessidade de absorventes de urina e reduzindo o afastamento da vida social.
A cirurgia robótica chegou ao Brasil em 2008 e, hoje, podemos encontrar sistemas robóticos em algumas capitais do Sul, Sudeste e Nordeste.
No entanto, a maior parte dos sistemas robóticos e cirurgiões mais experientes encontram-se em São Paulo.
Embora outras cidades possuam sistemas robóticos, para que o paciente tenha acesso a um médico urologista capacitado e experiente em cirurgias minimamente invasivas, é necessário se deslocar até São Paulo.
É preciso ressaltar que muitos convênios de outras cidades e estados permitem internação para cirurgia em São Paulo.
É muito importante que o paciente busque informações para a escolha dos melhores profissionais para seu tratamento, garantindo tranquilidade em todo o processo, desde o pré até o pós-operatório.
Gostou do artigo? Então, continue por aqui e saiba quais são as principais cirurgias urológicas!