As pedras nos rins podem provocar dores muito intensas conhecidas como cólicas renais e, por esse motivo, assustam os pacientes.
É preciso ressaltar, porém, que a cirurgia de pedra nos rins a laser é uma técnica cirúrgica moderna, pouco invasiva e que proporciona excelentes resultados, sendo o procedimento mais recomendado pelos médicos urologistas, para tratamento de pedras nos rins.
Mas se você, paciente, ainda não conhece a cirurgia com laser, continue lendo este artigo da Clínica Takano e saiba mais sobre essa moderna forma de tratamento de pedras nos rins.
Antes de mais nada, devemos esclarecer que nem todas as pedras nos rins necessitam de tratamento cirúrgico. Além disso, quando a cirurgia é necessária, há diferentes técnicas que podem ser utilizadas, dependendo das características do cálculo e do paciente.
Para definirmos a técnica mais adequada, avaliamos o número de cálculos, bem como seu tamanho, posição, densidade (dureza) e distância do cálculo até a pele.
Muitas vezes, podemos tratar a pedra nos rins com medicamentos, que facilitam sua expulsão; em outros casos, é necessário fazer uma pequena incisão nas costas do paciente e introduzir uma câmera diretamente no rim.
Portanto, é fundamental, consultar um urologista para verificar se a cirurgia a laser é a forma mais adequada de tratamento para seu caso.
Em consulta, o urologista normalmente recomenda ao paciente que adote alguns hábitos na intenção de tornar a recuperação pós-cirúrgica mais rápida e segura.
Por se tratar de procedimento endoscópico, sem cortes, com baixo risco de sangramento, não há grandes preparos para a cirurgia.
É necessário apenas que o paciente inicie de jejum de alimentos líquidos (inclusive água) e sólidos 8h antes da cirurgia.
Muitas vezes, recomendamos também que o paciente utilize, antes da cirurgia, uma medicação que “prepara” o canal da urina, facilitando tecnicamente a colocação da câmera que é utilizada para encontrar as pedras.
O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.
A recuperação da cirurgia de pedra nos rins a laser é bastante rápida. Muitas vezes, o paciente é liberado para retomar atividade física e trabalho no dia seguinte ao procedimento.
Devemos lembrar, no entanto, que há, como em qualquer cirurgia, desconforto pós-operatório, que envolve dor leve nas costas, ardor para urinar e sangramento na urina.
A intensidade e duração desses sintomas varia bastante, dependendo do número e tamanho de cálculos tratados, necessidade de uso de cateter duplo J e limiar de dor do paciente.
Para saber mais sobre o procedimento, agenda uma consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia da Clínica Takano, em São Paulo!