A medicina individualizada é uma maneira nova, eficiente e efetiva de praticar medicina.
Mas de que maneira o tratamento do câncer de próstata individualizado pode beneficiar homens com essa doença?
É o que veremos neste artigo do Blog do Dr Luiz Takano – Especialista em Cirurgia Robótica. Confira!
A medicina individualizada consiste em customizar o tratamento para cada paciente.
O termo a se refere à prática de medicina verdadeiramente personalizada que busca o melhor tratamento para o paciente baseado em sua biologia específica, levando em consideração aspectos genéticos, fisiológicos e anatômicos.
Na investigação do diagnóstico do câncer de próstata, os pacientes realizam o exame de sangue PSA e exame de toque.
O PSA, porém, é um exame sensível, mas pouco específico, isto é, quando baixo, o risco de câncer de próstata é baixo; quando é alto, o paciente pode apresentar câncer de próstata, mas essa elevação também pode ocorrer em inflamação da próstata (prostatite) ou aumento importante da próstata (hiperplasia prostática benigna).
Se todos os homens com PSA elevado fossem abordados da mesma maneira, todos deveriam ser submetidos a biópsia de próstata, para determinar se têm câncer de próstata, o que levaria a muitas biópsias desnecessárias.
Com a medicina individualizada, podem usar exames adicionais para melhor avaliar o risco de câncer de próstata e determinar quais pacientes realmente precisam de biópsia.
Mesmo que o câncer de próstata seja encontrado, ainda assim não usamos o mesmo tratamento para todos. Avaliamos os anseios e desejos do paciente, seu histórico e anatomia, bem como aspectos relacionados ao tumor, como agressividade determinada por aspectos vistos ao microscópio pelo patologista ou mesmo marcadores genéticos.
Esses exames permitem ao médico definir qual o tratamento mais adequado para cada paciente, considerando cura, sobrevida e qualidade de vida.
Caso você tenha sido diagnosticado com câncer de próstata, marque uma consulta em uma das nossas unidades mais próximas de você!