Lidar com qualquer doença impacta a vida do paciente, independentemente da sua gravidade. Contudo, quando se trata de um câncer, o efeito pode ser devastador. Uma das maiores preocupações do paciente é se ele sofrerá muita dor.
Será que o câncer de bexiga causa dor ao paciente? Existem meios de tratar o problema de maneira pouco invasiva? É sobre isso que falaremos neste texto, trazendo as respostas para estas perguntas.
Câncer de bexiga causa dor?
O câncer de bexiga pode apresentar 2 comportamentos distintos: permanecer nas camadas superficiais da bexiga ou invadir a parede do órgão.
Quando a doença é superficial, via de regra, não provoca dor. O principal sintoma é sangramento. Quando invade a parede da bexiga, pode provocar sintomas urinários como dor ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência urinária.
Se o tumor invade órgãos vizinhos como útero, vagina ou mesmo próstata, pode haver sangramento uterino, dor durante relação sexual e dor ao ejacular.
Como a família e os amigos podem ajudar?
A luta contra o câncer não deve envolver apenas o paciente e o médico. A participação da família e amigos forma uma rede de suporte muito eficaz para tornar a situação menos difícil para todos. Para isso, é preciso ter também acompanhamento psicológico.
Como o médico urologista pode ajudar?
O seguimento regular com o médico urologista permite diagnóstico precoce do câncer de bexiga, o que, por sua vez, permite tratamento da doença em fase inicial, quando há maior chance de cura.
Iniciamos a investigação por meio de procedimento realizado pelo canal da urina, sem necessidade de incisão da pele, em que utilizamos uma pequena câmera para remover o tumor.
Caso a análise do material retirado confirme doença superficial, geralmente realizamos quimioterapia intravesical com BCG.
Se a doença for invasiva, é necessário retirar a bexiga e demais órgãos pélvicos, reconstruindo a bexiga com um segmento de intestino. Este procedimento pode ser realizado por cirurgia robótica, o que traz muitos benefícios em relação a cirurgia aberta:
- menor risco de sangramento
- menor tempo de internação
- menor dor pós-operatória
- menor tempo de recuperação
Para isso, é necessário contar com um médico capacitado, com ampla experiência e humanizado. Aqui com o Dr. Luiz Takano, nosso objetivo é o seu bem-estar, respeitando cada necessidade e trabalhando juntos para conseguir o melhor tratamento possível.
Agora você já sabe que o câncer de bexiga pode causar dor, mas isso depende de vários fatores. Existem meios de amenizar essa situação e de lidar melhor com o quadro, dependendo da situação individual do paciente. Para que você vença essa luta, é indispensável contar com os melhores médicos.
Então, entre em contato com a nossa equipe e saiba como o Dr. Takano pode ajudá-lo!