A cirurgia robótica é a forma mais moderna para tratamento do câncer de próstata. Quando falamos em cirurgia robótica, porém, muitos pacientes imaginam que um robô que realiza, de modo autônomo, o procedimento.
Na verdade, o robô apenas segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera, mas é o médico-cirurgião que controla os equipamentos e opera o paciente. O robô permite ao médico ver os órgãos em alta definição 3D e realizar movimentos delicados e precisos, o que é particularmente útil para dissecção de estruturas delicadas como os nervos responsáveis pela ereção e o esfíncter estriado, que participa da continência urinária.
Com a evolução da tecnologia, novos robôs têm sido desenvolvidos, para melhorar ainda mais o tratamento do câncer de próstata.
Confira essa novidade neste artigo da Dr. Luiz Takano – Especialista em tratamento de câncer de próstata!
Novo robô promete revolucionar a cirurgia para tratamento de câncer de próstata
A cirurgia robótica permite ao cirurgião realizar tratamento eficiente e minimamente invasivo do câncer de próstata. No entanto, é necessário realizar 5 cortes, com cerca de 0,8cm, pelos quais inserimos uma câmera bem fina, mas com grande aumento e delicadas pinças cirúrgicas robóticas. .
Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt pretendem tornar esse procedimento ainda menos invasivo e, para isso, projetaram um pequeno robô capaz de realizar o tratamento do câncer de próstata pelo canal da urina do paciente, sem cortes.
Na publicação Transurethral Anastomosis after Transurethral Radical Prostatectomy: A Phantom Study on Intraluminal Suturing With Concentric Tube Robots, apresentaram um protótipo de robô que é composto por uma câmera bastante fina, através da qual são inseridos pequenas pinças articuladas, que permitem realizar a anastomose da uretra a bexiga (costura do canal da urina a bexiga), um dos tempos mais difíceis da cirurgia para tratamento de câncer de próstata.
Embora os resultados sejam promissores, o robô apresentado na publicação ainda está em fase de desenvolvimento e pode demorar anos ou mesmo décadas antes que possa ser utilizado na prática clínica.
Portanto, ainda recomendamos aos pacientes que apresentam câncer de próstata, que discutam com o urologista que conduz o caso a possibilidade de realizar cirurgia robótica com os equipamentos já disponíveis. Pois, embora ainda seja necessário realizar cerca de 5 pequenos cortes, com cerca de 0,8cm, elos quais inserimos uma câmera bem fina, mas com grande aumento e delicadas pinças cirúrgicas robóticas, trata-se de procedimento minimamente invasivo, com muitas vantagens em relação ao procedimento convencional como:
- menor sangramento
- menor tempo de internação
- menor dor após a cirurgia
- menor tempo de recuperação
- cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis
- recuperação precoce da continência urinária
Se você tem alguma dúvida sobre a cirurgia robótica de próstata, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano e tenha as orientações das quais necessita!