Câncer de Próstata

Nova técnica de radioterapia para tratamento do câncer de próstata reduz efeitos colaterais

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e a quinta principal causa de morte em todo o mundo. Em 2018, foram notificados 1.276.106 novos casos de câncer de próstata no mundo.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Embora o tratamento do câncer de próstata com radioterapia seja bastante eficaz, há risco importante de complicações e efeitos colaterais. Pequenos movimentos realizados pelo paciente durante o tratamento, como respirar, engolir ou digerir alimentos podem mudar a posição de um tumor e a radiação acaba atingindo órgãos saudáveis. 

Pensando nesta questão, pesquisadores desenvolveram uma forma de radioterapia que se ajusta continuamente a esses movimentos, para que a radiação possa focar com mais precisão em seus alvos.

Se você tem interesse neste novo tratamento, continue lendo o artigo do Dr. Luiz Takano – Especialista em urologia minimamente invasiva!

Avanços na tecnologia

A integração da ressonância magnética à radioterapia permitiu o desenvolvimento da radioterapia corporal estereotáxica adaptativa diária guiada por ressonância magnética, MRg-A-SBRT. A tecnologia coleta múltiplas imagens de ressonância magnética por segundo durante um procedimento de radiação, garantindo assim um direcionamento preciso em tempo real.

Vantagens da radioterapia guiada por ressonância magnética

Um estudo recente conduzido por pesquisadores de Harvard analisou 29 ensaios clínicos que monitoraram os resultados de 2.500 pacientes submetidos a radioterapia. Dados sobre efeitos colaterais foram coletados por até três meses, em média, após a conclusão dos procedimentos.

Os pacientes tratados com MR-SBRT tiveram menos efeitos colaterais tiveram efeitos colaterais geniturinários e gastrintestinais em comparação a outras formas de radioterapia. 

Tratamentos para câncer de próstata

Embora a nova modalidade de radioterapia seja promissora, é importante lembrar que, para câncer de próstata confinado ao órgão (localizado) a cirurgia apresenta resultados superiores em termos de sobrevida e qualidade pós-tratamento. 

A cirurgia robótica é uma técnica na qual o Dr. Luiz Takano é especialista. Como o nome sugere, utiliza-se um robô que permite visão 3D e em alta definição dos órgãos, bem como movimentos mais precisos. Não deixe de consultar com um especialista para discutir qual a forma de tratamento que melhor se aplica ao paciente.
Agende uma consulta com o Dr. Takano e tirar todas as suas dúvidas!

Dr. Luiz Takano