Você já deve ter percebido que todo ano, no mês de novembro, aparecem cartazes com fitas azuladas. Trata-se da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre o câncer de próstata.
Mas, afinal, o que é o câncer de próstata? Ele é muito comum? Continue lendo para saber mais.
O que é o câncer de próstata?
O câncer é um tumor caracterizado pelo crescimento desordenado de células, que podem invadir órgãos vizinhos ou mesmo à distância (metástases), provocando lesão e comprometendo a função desses órgãos.
Além disso, o tumor maligno tende a crescer “roubando” o alimento dos órgãos e sistemas do paciente, levando a um estado avançado de desnutrição, conhecido como caquexia.
Um aspecto importante do câncer de próstata é que esse tumor possui crescimento lento o que faz com que os sintomas geralmente ocorram nas fases mais avançadas da doença, quando a chance de cura é pequena.
O câncer de próstata é muito comum?
No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras.
De uma maneira mais simples, acredita-se que 10-15% da população masculina vá apresentar a doença.
Como ele é diagnosticado?
Como se trata de tumor bastante frequente e que não provoca sintomas na fase inicial, é necessário rastrear o câncer de próstata, para que possamos diagnosticá-lo precocemente, quando há grande chance de sucesso do tratamento.
Para esse fim, recomenda-se realizar consultas com o urologista a partir dos 40 ou 45 anos a depender dos antecedentes familiares. O médico especialista solicitará exame de sangue chamado PSA e fará exames digital da próstata, também conhecido como toque retal.
Havendo alterações desses exames, solicitamos exames complementares como ressonância multiparamétrica da próstata, PHI ou PCA-3. Caso esses exames confirmem suspeita do câncer, o paciente deve realizar biópsia de próstata, em que coletamos pequenos fragmentos desse órgão. Esse material é avaliado ao microscópio pelo médico patologista que define se há presença de células cancerígenas.
Qual a importância da consulta de rotina com o urologista?
Como mencionamos, o câncer de próstata gera sintomas apenas em estágios mais avançados. Por isso, é recomendado a todos os homens com mais de 40-45 anos de idade realizarem consultas com o urologista para que a doença possa ser diagnosticada em fase inicial.
Infelizmente a falta de informação e preconceito ainda afastam os homens do consultório do urologista. Não deixe que isso aconteça com você ou com seu pai.
Em São Paulo, uma opção sólida é o Dr. Luiz Takano. Além de atender pacientes para rastreamento de câncer de próstata, ele também realiza cirurgias robóticas para tratamento do câncer de próstata.
Se quiser melhorar o cuidado a você e àqueles que ama, não espere pelo novembro azul: marque já uma consulta com o Dr. Luiz Takano e fique em dia com a sua saúde!