Pedra nos rins

Não ignore as pedras nos rins!

Certamente você já ouviu falar que os rins são os “filtros” do organismo. Esses órgãos filtram o sangue e eliminam as toxinas por meio da urina, ajudam a reduzir o excesso de líquido e sal no organismo e contribuem para o equilíbrio da pressão sanguínea. Os cálculos renais ou pedra nos rins, como o nome sugere, ocorrem quando substâncias como cálcio, oxalato, fósforo e ácido úrico se agregam formando estruturas cristalinas que lembram pedras. 

Quando as pedras se deslocam e passam a provocar obstrução da drenagem de urina, causam dores muito fortes conhecidas como cólica renal e podem afetar o funcionamento desses órgãos

Se você quer saber mais sobre as pedras nos rins, não deixe de conferir este post até o final. Boa leitura!

Pedra nos rins: 1 em cada 8 pessoas vai ter um cálculo renal em algum momento da vida

É um problema muito comum que atinge crianças, adultos e idosos. A chance de uma pessoa ter um cálculo renal é de 12% na vida, ou seja, 1 em cada 8 pessoas vai ter um cálculo renal em algum momento da vida. Os homens têm um pouco mais de chances do que as mulheres.

Quais são os sintomas das pedras nos rins?

Muitas vezes, a doença não apresenta sintomas e, por esse motivo, pode passar muito tempo despercebida. 

Porém, quando as pedras se deslocam e passam a provocar obstrução da drenagem de urina, causam dores muito fortes conhecidas como cólica renal, que podem ser sentidas na região lombar ou região abdominal inferior. Essas dores não são os únicos sintomas. Podem ocorrer também:

  • Náuseas e vômitos;
  • Calafrios;
  • Febre;
  • Desejo frequente de urinar;
  • Sangue na urina.

Cirurgia a laser para tratamento de pedra nos rins: uma solução moderna e minimamente invasiva

Embora existam diferentes técnicas para o tratamento das pedras nos rins, a grande maioria dos casos pode ser resolvida por meio de cirurgia minimamente invasiva como a Ureterorrenolitotripsia flexível a laser.

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser

Na ureterorrenolitotripsia, uma pequena câmera flexível é introduzida pela uretra e é conduzida até o rim.

Após a identificação da pedra, uma fibra de laser fragmenta e pulveriza os cálculos renais. Após isso, utilizamos um dispositivo para remover os fragmentos. 

Embora pareça um procedimento simples, é importante que o urologista tenha bastante experiência e habilidade para reduzir o risco de complicações. 

Se você tem pedra nos rins, agende uma consulta agora mesmo e evite dores e complicações!

Dr. Luiz Takano