Embora o exame digital da próstata (EDP) ou toque retal como seja recomendado em combinação com o antígeno prostático específico (PSA) para detecção de câncer de próstata, há dados limitados para dar suporte ao seu uso como um teste de triagem/detecção precoce.
Em agosto de 2023, pesquisadores consultaram os bancos de dados PubMed, Scopus e Web of Science para identificar estudos prospectivos que investigassem simultaneamente o desempenho diagnóstico do EDP e do PSA para triagem de câncer de próstata.
Identificaram oito estudos envolvendo 85.798 participantes. Após análise estatística, notaram que a estratégia de triagem combinando DRE e PSA não foi diferente daquela do PSA sozinho.
Tanto como um teste independente quanto como uma medida suplementar ao PSA para detecção do câncer de próstata, o EDP exibe um valor diagnóstico notavelmente baixo.
Na ausência de sintomas e sinais clínicos, o EDP poderia ser potencialmente omitido das estratégias de triagem e detecção precoce do câncer de próstata.
É importante ressaltar, porém, que a detecção precoce é fundamental para que possamos curar o paciente do câncer de próstata.
Quando diagnosticado em fase inicial a chance de cura da doença é de cerca de 90%; em fases avançadas, muitas vezes, não há chance de cura.
Se você quer mais informações sobre cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, acesse nosso site e agende sua consulta.