O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, seja pelo sabor, aroma ou mesmo os efeitos estimulantes da cafeína. Mas, você sabia que o café também pode reduzir o risco de câncer de próstata?
Então continue lendo o mais novo texto do Blog Takano Urologia. E tenha as informações selecionadas por um Especialista em Urologia minimamente invasiva.
Um estudo publicado na conceituada revista científica, British Medical Journal, realizou uma revisão profunda da literatura médica sobre como o consumo de café afeta o risco do paciente desenvolver câncer.
Os pesquisadores avaliaram publicações envolvendo cerca de 1,1 milhão de pessoas e 57.732 casos de câncer de próstata e o consumo de café foi avaliado através de questionários enviados aos participantes.
As análises mostraram que os indivíduos com o maior consumo de café tiveram um risco cerca de 9% menor de desenvolver câncer.
Outras análises sugeriram que, para cada xícara adicional de café consumida a cada dia, o risco de câncer diminuiu em quase 1%.
No entanto, o mecanismo pelo qual ocorre essa redução de risco não está claro.
Embora essa seja uma boa notícia, é preciso lembrar que os homens devem realizar consultas de rotina com o urologista para rastreamento e detecção precoce do câncer.
Essa doença não provoca sintomas em sua fase inicial, mas é justamente nesse estágio em que o tratamento da doença tem boas chances de cura.
Portanto, beba café, mas consulte rotineiramente um urologista.
A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de novas formas de tratamento do câncer de próstata, destacando-se a cirurgia robótica.
O uso do robô na cirurgia permite tratamento com cortes pequenos, pelos quais inserimos câmera e instrumentos robóticos, que permitem visão tridimensional em alta definição do campo cirúrgico, bem com movimentos precisos para preservação dos nervos responsáveis pela ereção e esfíncter que controla a continência urinária.
O Dr. Luiz Takano é um urologista especialista em cirurgia robótica para próstata e já realizou centenas de cirurgias desse tipo. Para tirar suas dúvidas com o urologista, agende uma consulta!