Antes de falarmos sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB) é importante que você saiba o que é a próstata. A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino.
Encontra-se na pelve, próximo a bexiga e envolve o canal da urina. Sua função é produzir grande parte do líquido que forma o esperma e esse líquido, por sua vez, tem a função de garantir que o espermatozoide sobreviva.
Então, agora você pode entender um pouco mais sobre o que é a hiperplasia prostática benigna com um especialista na saúde do homem. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre essa doença e como ter uma segunda opinião sobre o câncer de próstata.
Entenda o que é a Hiperplasia prostática benigna
Agora que já sabemos um pouco mais sobre a próstata, vamos falar sobre hiperplasia prostática benigna (HPB). Traduzindo do “mediques”, isso significa simplesmente aumento da próstata.
À medida que o homem envelhece, a próstata vai aumentando de tamanho. É algo tão frequente, que, aos 90 anos de idade, 90% dos homens vão apresentar esse quadro.
Isso NÃO é câncer de próstata, o câncer é outra doença. As 2 doenças podem acontecer ao mesmo tempo, mas são doenças diferentes.
Mas se a HPB não é câncer, qual o problema que ela provoca? Como o canal da urina (uretra) passa por dentro da próstata, à medida que a próstata aumenta, pode comprimir o canal da urina, tornando cada vez mais difícil o esvaziamento de urina pela bexiga.
Sintomas da hiperplasia prostática benigna:
- Jato de urina fino e fraco;
- Demora para começar a sair urina;
- Gotejamento persistente ao final do ato de urinar;
- Interrupção do jato de urina, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;
- Vontade frequente de urinar, causando a sensação de não ter conseguido esvaziar completamente a bexiga;
- Vontade súbita e intensa de urinar;
- Dor ao urinar;
- Acordar a noite mais de uma vez para urinar;
- Presença de sangue na urina.
Somente o Médico Urologista possui formação e treinamento adequados para fazer o diagnóstico e tratamento dessa doença. Afinal, problemas de saúde complexos exigem o tratamento de um especialista.
Você achou nosso artigo útil mas quer saber mais sobre Hiperplasia Prostática Benigna e outras doenças de próstata? Então não esqueça de acompanhar nosso blog e ter sempre artigos com mais informações sobre saúde e prevenção!
Mas se você começou a apresentar sintomas e quer ter um diagnóstico completo sobre sua condição e um acompanhamento preventivo? Então não deixe de agendar sua consulta comigo hoje mesmo!