O câncer de próstata é o segundo câncer urológico de maior prevalência entre os homens e é um dos tipos de câncer que mais mata homens no Brasil. Isso ocorre pois, embora a chance de cura com cirurgia robótica seja bastante elevada (90%) quando a doença é encontrada em fase inicial, boa parte dos diagnósticos ocorre em fase avançada.
A situação ficou ainda pior com a pandemia do novo coronavírus, que levou milhares de brasileiros a deixar de realizar exames e consultas periódicas, conforme indica pesquis. Saiba mais neste artigo da Clínica Takano de Urologia em SP!
De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), os diagnósticos de câncer de próstata, bexiga e rim tiveram queda de 26% em 2020.
O medo de contrair o novo coronavírus acabou afastando os pacientes de consultas e orientação médica em clínicas especializadas, hospitais e consultórios. Além disso, os serviços de saúde tiveram de desviar recursos para atendimento ao crescente número de pacientes com COVID-19, o que provocou cancelamento de consultas, exames e cirurgias.
A pesquisa, que teve parceria com instituições de saúde paulistas que realizam atendimento de pacientes pelo SUS, revelou que até mesmo parte dos pacientes que já haviam iniciado o tratamento contra o câncer de próstata abandonaram o seguimento.
De acordo com o levantamento, houve queda de até 52% nos diagnósticos de câncer de bexiga e de até 63% nos casos de câncer de rim.
A pesquisa aponta uma redução média de 33% dos diagnósticos de câncer de próstata nas instituições participantes.
Isso não significa que há menos casos da doença. O número de casos permanece provavelmente estável, o que ocorreu foi uma redução no número de diagnósticos e, por conseguinte, tratamento.
Como houve estabilização dos casos de COVID-19 no país, recomendamos que os pacientes retomem suas consultas de rotina, exames urológicos dia e mantenham o tratamento já iniciado.
A Clínica Takano de Urologia está à disposição para orientar você, paciente, em tudo o que necessitar!
Agende já uma consulta e tire suas dúvidas com o Dr. Luiz Takano!