Se você já se consultou com um médico urologista, certamente recebeu muitas orientações sobre como o consumo diário de água e outros líquidos é essencial para o bom funcionamento do seu organismo. A água tem papel fundamental na “limpeza” do sistema renal e urinário. Mas não somente a água que pode reduzir o risco de formar cálculos renais e evitar a temida cólica renal e sua dor intensa.
Para esclarecer suas dúvidas sobre os cálculos renais e a ingestão de água e outros líquidos, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano, médico urologista em SP especialista em cálculos renais!
Quem já teve tipos de cálculos renais – também chamados de pedras nos rins – afirma que o problema provoca uma das piores dores que o ser humano pode sentir.
As cólicas intensas, sensação de queimação durante a micção, a dificuldade de urinar e, por vezes, a presença de sangue na urina, são indicativas da presença dos cálculos.
Portanto, se você sente dores e percebe alguns desses sintomas, busque o auxílio de um médico urologista, pois as temidas pedrinhas podem estar em alguma parte do seu trato urinário.
E, geralmente, a doença é provocada pela alimentação inadequada e pela pouca ingestão de líquidos diariamente.
Vale lembrar que as pedras nos rins têm prevenção com medidas simples, que incluem o consumo dos líquidos indicados abaixo.
A água é, de fato, o principal líquido que você deve ingerir diariamente e em grandes quantidades – pelos menos 2,5 litros por dia.
Alguns especialistas médicos urologistas indicam, inclusive, que os pacientes tomem água em quantidades compatíveis com seu peso e altura.
De todo modo, a água realmente promove uma limpeza dos rins e das vias urinárias, “lavando” as impurezas do organismo e tornando mais fácil a saída desses pequenos cálculos, que podem conter cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido).
Mas, se você não é fã de água, pode optar por outros tipos de líquidos como sucos cítricos. Essas bebidas, assim como a água, promovem muitos benefícios para o corpo.
Em relação aos cálculos renais, especificamente, essas frutas contêm citrato, uma molécula que dificulta que os cristais de cálcio na urina se juntem, impedindo, assim, a formação de pedras.
Algumas bebidas que crianças e adultos adoram são os refrigerantes. Mas eles – justo eles! – são bebidas que os médicos urologistas apontam como os vilões causadores de cálculos renais.
Além de permitir maior presença de sódio na urina, os refrigerantes propiciam o aumento de peso e, consequentemente, isso favorece a resistência à ação da insulina e diabetes.
O resultado dessa combinação bombástica para o seu organismo é uma urina mais ácida e uma maior propensão ao desenvolvimento dos cálculos de ácido úrico.
Portanto, evite os refrigerantes, dê preferência à ingestão de bebidas como água, sucos. E não deixe de fazer uma consulta de rotina com seu médico urologista, pois a prevenção ainda é o melhor remédio.
Listamos alguns cuidados que você pode ter para evitar cálculos renais, mas se você costuma a lidar com essas dores frequentemente ou já teve reincidências de pedras nos rins, agende já sua consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia!