Quando os cálculos renais estão localizados no interior dos rins, não costumam provocar dor. Muitas vezes o paciente possui Pedras nos Rins e não tem sintoma algum.
Mas quando as pedras no rins se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam otrato urinário (ureter), canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula e pode causar dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).
A Cólica Renal é uma dor que se inicia, de repente, nas costas, muito forte, que aumenta e diminui ciclicamente. A medida que a pedra vai descendo pelo canal que liga o rim a bexiga(vias urinárias), a dor pode irradiar para a barriga.
Outros sintomas de pedra no rim que podem ocorrer:
- Náuseas
- Vômitos
- Calafrios
- Distensão Abdominal
- Febre
- Desejo frequente de urinar
- Sangue na urina
Embora o quadro clínico seja bastante sugestivo, o diagnóstico de certeza de pedra nos rins é confirmado através de exames de imagem.
Antigamente usava-se raio X de abdome e ultrassom. Hoje, esses exames foram substituídos pela tomografia de abdome, que pode ser feita sem contraste.
Dependendo do grau da dor e do tamanho das pedras, o paciente pode precisar de cirurgia de emergência.
Se você já sentiu ou sente dor nas costas e não sabe diferenciá-la de uma possível crise renal, continue lendo este artigo, pois vamos explicar como fazer isso.
Como saber se minha dor nas costas é pedras nos rins?
O cálculo renal pode provocar dor nas costas, mas existem outras doenças que também podem provocar esses sintomas. Então, como posso diferenciar a dor da crise renal e a dor de uma lombalgia?
Existem 4 aspectos que os médicos e urologistas utilizam para identificar a causa da dor: tipo da dor, intensidade, localização, lateralidade, se o quadro piora com o movimento.
Como é a dor das pedras nos rins?
A dor nas costas provocada pelas pedras nos rins é uma dor em cólica, ou seja, uma dor que aumenta e diminui ciclicamente.
A dor é forte?
A cólica é muito forte. As mulheres que tiveram filhos e cólica renal afirmam que a dor de crise renal é tão intensa quanto a dor do parto.
Onde é a dor causada por pedras nos rins?
A dor da crise renal começa numa região mais alta das costas, mais próxima dos pulmões, já que os rins ficam exatamente nessa parte.
A dor das pedras nos rins é de um lado só ou dos dois lados?
Não é comum os 2 rins doerem ao mesmo tempo. Como escrevemos acima, a cólica renal acontece quando as pedras se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula, causando dilatação do ureter e do rim e é essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).
Para que acontecesse cólica renal bilateral, teria que haver deslocamento de cálculos dos 2 rins, o que não costuma acontecer.
Quando você movimenta seu corpo, o nível de dor aumenta?
Se, dependendo dos movimentos que você faz, o incômodo fica maior, isso significa que a dor é muscular. Isso porque a cólica renal é uma dor que não se altera com a posição do paciente.
Quer tirar dúvidas sobre a doença e sobre seus procedimentos cirúrgicos e sobre o cálculo que você tem? Entre em contato com a Clínica de Urologia Takano e agende sua consulta!