Problemas de próstata, como o Câncer e a HPB, podem surgir nos homens em qualquer fase da vida, mas são mais comuns em homens de idade avançada.
No entanto, independentemente da idade, é interessante que a ala masculina saiba reconhecer os principais sintomas de problemas na próstata.
Aliás, quanto antes isso ocorrer, mais cedo o paciente deverá procurar a orientação de um urologista em São Paulo. Dessa forma, haverá mais chances de obtenção de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz.
De acordo com um estudo feito pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata surjam em 2019.
Além do câncer, há outros distúrbios importantes que podem acometer a glândula, levando a sérias consequências físicas e psicológicas. Confira quais os principais problemas na próstata e seus sintomas:
Este é considerado um dos problemas mais complicados de serem tratados, mas não impossíveis. Logo, é importante que o paciente tenha um diagnóstico precoce, que pode ser facilitado assim que o paciente identifique os primeiros sintomas. Dentre os sintomas mais comuns de quem desenvolve a doença estão:
Além disso, o paciente pode apresentar desconforto na região pélvica, disfunção erétil e presença de sangue na urina.
Decerto, alguns tipos de câncer desenvolvidos na próstata – pequena glândula do sistema genital masculino – crescem de forma lenta. Por outro lado, outros tipos são mais agressivos e requerem tratamento imediato.
A hiperplasia benigna da próstata é outro problema comum do trato genital, sendo caracterizada como um crescimento benigno da próstata.
Em suma, esse problema é causado pelo aumento do número de células normais da glândula. Embora não esteja relacionado ao câncer, a doença exige cuidados específicos, podendo acometer mais homens da Terceira Idade. Então, os sintomas mais comuns são:
A prostatite é uma inflamação na glândula que pode se desenvolver rapidamente. Assim, os sintomas mais evidentes são dores na região pélvica e genital, dor na virilha, febre, tremores, urina turva e mal cheirosa e mal-estar.
Inegavelmente esses sintomas são provocados pela infecção bacteriana, o que requer a prescrição de antibióticos por um médico urologista.
A prostatite crônica é similar à aguda. No entanto, a infecção e os sintomas podem durar mais tempo – até meses. Certamente, esse problema de próstata é mais difícil de ser tratado, especialmente em pacientes idosos.
Em todos os tipos de problemas na próstata citados acima, o recomendado é que o paciente busque orientação médica. Logo, o especialista mais indicado é o médico urologista, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário.
Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato