O tratamento do câncer de próstata pode provocar efeitos colaterais que impactam a capacidade física, qualidade de vida e masculinidade do paciente.
Há evidência, porém, que atividade física pode melhorar muitos aspectos da saúde em homens com essa doença.
Exercícios estimulam os músculos a produzirem proteínas chamadas miocinas, que podem suprimir o crescimento do tumor e até mesmo combater ativamente as células tumorais.
Um estudo recente conduzido por pesquisadores canadenses e australianos investigou quais as barreiras e facilitadores relacionados à prática de atividade física em pacientes com câncer.
Continue a leitura e saiba mais!
Após revisarem extensamente a literatura científica, os autores do estudo identificaram que exercícios em grupo e com supervisão profissional é o facilitador mais importante para a prática de atividade física em pacientes com câncer de próstata.
As principais barreiras para a prática de atividade física apontadas pelo estudo foram falta de tempo e efeitos colaterais do tratamento do câncer de próstata.
É preciso dizer, porém, que a prática de atividade física pode auxiliar justamente no controle dos efeitos colaterais do tratamento.
Gostou do artigo e quer ter o melhor profissional analisando seu quadro clínico, traçando as melhores estratégias de tratamento? Então agende sua consulta hoje mesmo!