Antes do desenvolvimento dos sistemas robóticos, as cirurgias para tratamento do câncer de próstata eram realizadas por meio de grandes incisões no abdome, o que implicava maior sangramento, maior tempo de internação, maior tempo de uso de sonda e dor maior no pós-operatório.
Tipos de cirurgia “aberta” para tratamento câncer de próstata
Prostatectomia Radical Retropúbica
Realiza-se incisão do umbigo até o púbis. Como a próstata encontra-se em local profundo na pelve a visualização do órgão, a preservação dos nervos responsáveis pela ereção e reconstrução do canal da urina na bexiga eram muito difíceis e executados muitas vezes de maneira insuficiente.
Prostatectomia Radical Perineal
Realiza-se incisão no períneo, região entre o ânus e o escroto. Apresenta dificuldades semelhantes à técnica retropúbica.
Como a robótica revolucionou a cirurgia de câncer de próstata
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, utilizado no tratamento de muitas doenças, incluindo o câncer de próstata.
Por meio de pequenas incisões, inserimos câmera e pinças robóticas.
O cirurgião permanece na sala de cirurgia, em um console que permite controle dos instrumentos robóticos (câmera e pinças cirúrgicas). A câmera robótica permite visão dos órgãos em 3D, alta definição e ampliada 10 vezes.
Além disso, o robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, com tecnologia de filtragem de vibração integrada, o elimina tremores, tornando o movimento mais preciso.
Quais os benefícios de contar com a cirurgia de câncer de próstata para o tratamento?
A cirurgia robótica é a melhor opção para o tratamento cirúrgico do câncer de próstata, permitindo:
-
- Menores chances de sangramento intra-operatório;
- Menor tempo de internação;
- Menos dor após o procedimento;
- Menor tempo de afastamento do trabalho e atividades de lazer;
- As cicatrizes são menores;
- Recuperação mais rápida da continência urinária
Portanto, se você precisa tratar o câncer, agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano e realize cirurgia robótica com um especialista!