Além de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, a cirurgia robótica é um dos principais meios de tratar o câncer de rim. O procedimento, minimamente invasivo, tem alto percentual de sucesso, promovendo a rápida recuperação do paciente.
A cirurgia robótica é um método cirúrgico moderno indicado até mesmo para pacientes que tiveram a disseminação do carcinoma de células renais para outros órgãos, pois a retirada do tumor, mesmo quando há metástases, melhora a qualidade de vida do paciente.
Atualmente, existem alguns tipos de procedimentos cirúrgicos com a finalidade de retirada do tumor, dentre eles a nefrectomia radical ou parcial aberta, a nefrectomia radical ou parcial laparoscópica e a nefrectomia radical ou parcial laparoscópica assistida por robô, também conhecida como nefrectomia robótica. Mas neste post vamos manter o foco exclusivamente neste último procedimento, realizado com assistência de um robô.
Nefrectomia laparoscópica assistida por robô (nefrectomia robótica)
A nefrectomia laparoscópica assistida por robô, ou simplesmente nefrectomia robótica, recebe este nome por utilizar um sistema robótico na realização do procedimento.
O médico-cirurgião fica dentro da sala cirúrgica e comanda o robô, que reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo uma ampla liberdade e precisão de movimento.
Além disso, a câmera, que permite visão 3D e ampliada dos órgãos a serem operados, também é controlada pelo cirurgião, o que garante um posicionamento sempre adequado.
O sistema robótico, em suma, oferece melhor visão e maior precisão nos movimentos dos instrumentos, quando comparado à cirurgia laparoscópica tradicional.
Essa técnica é tão eficaz quanto uma cirurgia aberta e geralmente resulta em menor tempo de internação, recuperação mais rápida e menos dor após a cirurgia.
Dependendo da localização do tumor, do estadiamento da doença e de vários outros aspectos, a cirurgia robótica permite realizar, com segurança, a remoção só do tumor preservando o restante do rim.
Existe alguma contraindicação para a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica pode ser utilizada em todos os estágios da doença e mesmo em tumores maiores, dependendo obviamente da experiência e habilidade do cirurgião.
É preciso, porém, avaliar se o paciente apresenta condições clínicas para o procedimento, sobretudo em pacientes idosos e com muitos problemas de saúde associados.
Quais as vantagens da cirurgia robótica?
Veja alguns benefícios da nefrectomia laparoscópica assistida por robótica:
- – Precisão dos movimentos;
- – Imagem ampliada e tridimensional;
- – Menor perda de sangue;
- – Menor tempo de internação;
- – Menor dor no pós-operatório;
- – Recuperação mais rápida
A Cirurgia Robótica para câncer de rim é uma das muitas aplicações do robô na medicina.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse procedimento e quer tirar dúvidas sobre a cirurgia robótica para tratamento de câncer de rim? Então agende sua consulta com um especialista em cirurgia robótica!