O Câncer de Rim está entre os 10 tipos de câncer mais frequentes no Brasil, acometendo tanto homens quanto mulheres. A estimativa de incidência, segundo o INCA, é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes.
Assim como para a maioria das doenças, o diagnóstico precoce é fundamental para permitir maior chance de cura. Por isso, ao perceber sinais sugestivos da doença, é fundamental consultar o médico urologista especialista em cirurgia para câncer de rim.
Pensando em ajudar você, escrevemos este texto sobre os primeiros sinais do câncer de rim. Saiba mais neste post do blog do Dr. Luiz Takano.
Quais são os primeiros sinais do Câncer de Rim?
Esse câncer em estágio inicial não provoca sintomas. O que reforça a importância das consultas de rotina com urologista.
Em fases avançadas, mas em que ainda é possível cura, podem ocorrer:
- Dor na região lateral do abdome ou nas costas;
- Sangue na urina;
- Massa palpável no abdome;
Os principais fatores de risco para a doença são:
- Sexo masculino
- Idade avançada;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Hipertensão arterial.
A importância do diagnóstico precoce do Câncer de Rim
O diagnóstico precoce do Câncer é fundamental para permitir alta chance de cura da doença. Pacientes tratados quando o tumor está em estágio inicial possuem 81% de chance de estarem vivos após 5 anos do diagnóstico.
Quando o diagnóstico ocorre em fase avançada da doença, a sobrevida em 5 anos é de apenas 51%
O que fazer caso identifique sinais do Câncer de Rim?
É preciso ressaltar que os sintomas descritos acima não são exclusivos do Câncer de Rim, podendo ocorrer e doenças benignas como pedras nos rins.
Para avaliação adequada, é necessário realizar consulta com o médico urologista, que irá solicitar exames específicos para o diagnóstico.
Mesmo que seja um tumor maligno, é possível realizar cirurgia robótica uma forma avançada e minimamente invasiva de tratamento, havendo alta chance de cura.
Tem algum desses sintomas? Agende sua avaliação conosco!