Em entrevista a uma rádio americana, no dia 04/10/2016, o ator americano Ben Stiller, atualmente com 51 anos, contou que há 3 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata.
O ator contou que desde seus 46 anos realiza consultas com seu médico urologista. Graças a esse hábito, a doença foi diagnosticada em uma fase inicial, o que contribuiu muito para a cura.
Para reforçar a importância dos exames, o comediante publicou um artigo na rede social Medium. Segue trecho traduzido:
“Sem este teste de PSA ou qualquer outro procedimento de rastreamento, como é que os médicos vão detectar casos assintomáticos como o meu, antes que o câncer de próstata se espalhe e dê metástase por todo o corpo tornando-se incurável? ”
Ben Stiller resolveu contar que teve câncer de próstata para que seu caso servisse de alerta aos outros homens. A intenção principal do ator era falar sobre a importância dos exames preventivos.
Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo de câncer que mais acomete homens.
Além disso, o câncer de próstata está em segundo lugar no ranking de cânceres que mais matam homens. Dos portadores de câncer de próstata, estima-se que quase 25% morrem por causa da doença.
Para prevenção de Câncer de Próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 40-45 anos; nos demais casos, aos 50 anos.
É importante dizer que, atualmente, além do PSA e do toque retal, há outros exames que podem ajudar o urologista na detecção da doença.
A ressonância magnética multiparamétrica possibilita que o urologista identifique áreas da próstata suspeitas de câncer e o exame de urina PCA-3, quando alterado, sugere fortemente que a doença esteja presente.
O preconceito em relação aos exames preventivos do câncer de próstata representa a maior causa do diagnóstico tardio da doença. É muito importante dizer que o câncer de próstata quando não é tratado, evoluiu, podendo atingir outros órgãos.
Estima-se que a cada 2 minutos ocorra um caso novo de Câncer de Próstata e a cada 20 minutos uma morte causada pela doença aconteça no mundo.
Com todas essas informações, espero que você homem que está lendo esse texto, procure o quanto antes um médico urologista para iniciar o rastreamento e tratamento do câncer de próstata.
Você mulher que é casada com um homem na faixa etária de 45 anos ou mais, converse com seu marido e o aconselhe a se consultar o quanto antes com o médico especialista.
Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!
Urologista
Telefone da clínica: (11) 2615-0221