BLOG

As principais síndromes familiares que aumentam o câncer de rim

As principais síndromes familiares que aumentam o câncer de rim

Navegue por tópicos:

O câncer de rim é o terceiro câncer mais frequente do aparelho genitourinário e representa aproximadamente 3% das doenças malignas do adulto, ocorrendo cerca de 51 mil novos casos/ano e 13 mil mortes/ano no país.

Os principais fatores de risco são:

  • tabagismo
  • obesidade
  • pressão alta
  • histórico familiar
  • exposição ocupacional a certos produtos químicos
  • sexo masculino
  • raça e etnicidade
  • alguns analgésicos
  • insuficiência renal crônica
  • aspectos genéticos e hereditários

Algumas pessoas herdam alterações genéticas dos pais que podem aumentar o risco de CCR. Às vezes, este pode ser o único efeito de uma alteração genética. Mas por vezes pode levar a uma síndrome hereditária que também aumenta o risco de uma pessoa ter outros problemas de saúde (incluindo outros cancros).

A maioria das condições listadas aqui resulta em um risco muito maior de contrair câncer renal, embora representem apenas uma pequena parcela dos cânceres renais em geral.

Mas é importante que as pessoas com doenças hereditárias associadas ao CCR consultem um médico urologista precocemente, para que o diagnóstico da doença seja realizado em estágio inicial, em que o tratamento de câncer de rim tem maior chance de cura.

Continue a leitura deste texto e saiba quais são as principais síndromes familiares que contribuem para o aparecimento do câncer de rim.

1. Doença de von Hippel-Lindau (VHL)

Pessoas com doença de von Hippel-Lindau geralmente desenvolvem vários tipos de tumores e cistos (bolsas cheias de líquido) em diferentes partes do corpo. Eles têm um risco aumentado de desenvolver CCR de células claras, especialmente em idades mais jovens. Eles também podem ter tumores benignos nos olhos, cérebro, medula espinhal, pâncreas e outros órgãos; e um tipo de tumor da glândula adrenal chamado feocromocitoma. Esta condição é causada por mutações (alterações) no gene VHL.

2. Carcinoma renal papilífero hereditário

Pessoas com carcinoma renal papilar hereditário tendem a desenvolver um ou mais CCR papilares, mas não apresentam tumores em outras partes do corpo, como é o caso das outras doenças hereditárias listadas aqui. 

Este distúrbio geralmente está associado a alterações no gene MET.

3. Síndrome de Leiomiomatose Hereditária de Carcinoma de Células Renais

Pessoas com essa síndrome geralmente desenvolvem tumores do músculo liso chamados leiomiomas (miomas) da pele e do útero (em mulheres) e apresentam maior risco de desenvolver CCR papilares.

4. Síndrome de Birt-Hogg-Dubé (BHD) 

Pessoas com esta síndrome tendem a desenvolver muitos pequenos tumores benignos da pele e têm um risco aumentado de diferentes tipos de tumores renais, incluindo CCR e oncocitomas. Eles também podem ter tumores benignos ou malignos de vários outros tecidos.

Esta condição tem sido associada a alterações no gene FLCN.

5.Síndromes hereditárias de paraganglioma-feocromocitoma 

Pessoas com essas síndromes geralmente desenvolvem tumores neuroendócrinos chamados paragangliomas, incluindo tumores na glândula adrenal chamados feocromocitomas. Eles também têm um risco aumentado de CCR.

Essas condições são causadas por defeitos em genes como SDHA, SDHB e SDHC e SDHD.

Esta condição tem sido associada a alterações no gene FLCN.

6. Esclerose tuberosa 

Pessoas com esclerose tuberosa desenvolvem muitos tumores, geralmente benignos (não cancerosos), em diferentes partes do corpo, incluindo pele, cérebro, pulmões, olhos, rins e coração. Embora os tumores renais sejam na maioria das vezes benignos, ocasionalmente podem ser CCR de células claras.

Esta condição está ligada a defeitos nos genes TSC1 e TSC2..

7. Síndrome de predisposição tumoral BAP1 

Pessoas com essa condição apresentam risco aumentado de alguns tipos de câncer de pele, bem como melanomas oculares, mesoteliomas, CCR de células claras e possivelmente outros tipos de câncer. Esta condição é causada por alterações no gene BAP1.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

8. Traço falciforme e doença

Algumas pessoas herdam uma alteração num gene que codifica a hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que os ajuda a transportar oxigênio. Pessoas que herdam essa alteração genética de um dos pais têm traço falciforme, mas geralmente não apresentam sintomas óbvios. Pessoas que herdam alterações genéticas de ambos os pais têm doença falciforme.

Consulte seu médico urologista sempre que houver dúvidas e esteja atento ao seu histórico familiar para garantir que a saúde dos rins esteja em dia.

Se você sofre com algum desses quadros, entre em contato com a nossa equipe para primeira ou mesmo  segunda opinião para câncer de rim. O Dr. Luiz Takano é especialista em cirurgia robótica para tratamento de câncer de rim.

Entre em contato com o Dr. Luiz Takano e agende sua consulta!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!