A ardência ao urinar é um sinal de alerta, é um aviso do corpo que algo está afetando nossa saúde. Por isso, é importante estar atento a esse sinal.
Pensando nisso, criamos este texto que mostra as causas mais comuns de ardência ao urinar. Confira a seguir!
Há muitas causas de ardor ao urinar. Algumas são simples e de fácil tratamento, enquanto outras são mais graves.
A Próstata Aumentada ou Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), como o nome sugere, é uma condição benigna (não é câncer) caracterizada pelo aumento da próstata. Trata-se de doença muito comum, acometendo cerca de 90% dos homens aos 90 anos.
O aumento da próstata provoca compressão da uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo, tornando mais difícil urinar. Os sintomas incluem, além de ardor para urinar, vontade súbita de urinar, jato de urina fino, dificuldade para iniciar a micção, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga, entre outros.
Além do desconforto urinário, a hiperplasia prostática, quando não tratada, pode provocar complicações como insuficiência renal e infecção urinária.
Popularmente conhecidos como “pedra nos rins”, os cálculos renais são massas sólidas que se formam na urina.
Enquanto estão nos rins, as pedras não costumam provocar dor. Porém, quando se deslocam e passam a provocar obstrução da drenagem de urina, causam dores muito fortes (cólica renal), que podem ser sentidas na região lombar ou região abdominal inferior. Essas dores não são os únicos sintomas.
Quando os cálculos alcançam a parte final do ureter (canal que liga o rim à bexiga), podem provocar ardor para urinar.
A uretrite é uma inflamação do canal da urina (uretra), que, embora possa ter muitas causas, mais comumente decorre de infecção por bactérias de transmissão sexual. Pode vir acompanhada de saída de pus pelo canal da urina ou mesmo secreção mais clara.
É a inflamação da próstata, cuja causa pode ser infecciosa ou não. Além de ardor para urinar, pode provocar dor pélvica e perineal.
A ardência ao urinar pode ter várias causas. No entanto, todas as doenças que apresentam esse sintoma podem se agravar, provocando complicações.
Portanto, é fundamental procurar um médico urologista para avaliação adequada.
E contar com especialistas experientes faz toda diferença. Entre em contato e proteja sua saúde!