A cirurgia robótica é um procedimento pouco invasivo e muito eficaz, capaz de curar o câncer de próstata. Esse tratamento emprega o que há de mais moderno na medicina e oferece baixo risco de incontinência urinária e disfunção erétil.
Mas para que o paciente possa ter qualidade de vida adequada após a cirurgia, é necessário manter hábitos de vida saudáveis.
Leia esse texto do Dr. Luiz Takano – especialista em cirurgia robótica – e veja algumas dicas de como cuidar da sua saúde após o tratamento do câncer.
Mais do que nunca pacientes têm sobrevivido ao câncer. Essa é uma boa notícia. A má notícia é que, dos 17 milhões de sobreviventes, 1 em cada 10 pacientes irá falecer de doença cardiovascular.
Um estudo conduzido pela Universidade de Pensilvânia e publicado recentemente, avaliou 3.2 milhões de pacientes, entre 1973 e 2012, dos quais 38% faleceram por câncer e 11%, de doenças cardiovasculares.
Embora isso possa parecer pouco relevante, o risco de morte por doenças cardiovasculares em pacientes com câncer chega a ser de 2 a 6 vezes maior que o restante da população.
As doenças cardiovasculares podem ter muitas causas, como hábitos alimentares medicamentos utilizados na quimioterapia e terapia de privação hormonal.
Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável antes e depois do tratamento do câncer, assim como acompanhamento regular com o cardiologista.
Os pacientes que apresentam doença cardiovascular normalmente apresentam sintomas como cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas e dor no peito.
Caso tenha algum desses sintomas, o paciente deve relatar ao médico urologista, que o encaminhará para avaliação de um cardiologista.
Monitore seu peso, consuma alimentos saudáveis (frutas, legumes, grãos e verduras) e faça exercícios regularmente.
Embora pareça simples, isso é fundamental para evitar doenças cardiovasculares e possibilitar maior sobrevida e maior qualidade de vida.
Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas. E se as dúvidas continuarem, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano! Afinal, contar com um especialista na saúde masculina é indispensável para uma recuperação plena!