O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e somente no ano de 2021, o Brasil registrou 44 mortes por dia por esta doença.
Para mudar este cenário surgiram campanhas para alertar os homens sobre a importância de fazer consultas regulares com um urologista, pois quando o câncer é detectado em estágio inicial há grande chance de cura.
Para saber mais sobre o assunto, leia o post do Dr. Luiz Takano.
Aspecto multifocal
O câncer surge através da interação entre mudanças no DNA e fatores ambientais.
Um estudo envolvendo universidades de todo o mundo analisou o DNA de amostras de tecido de biópsia de próstata de homens com câncer de próstata.
Descobriram que mesmo nas amostras de tecido que não apresentavam células tumorais, havia muitas alterações no DNA que poderiam levar ao surgimento de câncer.
Leia nosso artigo sobre Câncer de próstata e os cuidados com a saúde mental
Assim, concluíram que o câncer de próstata é uma doença multifocal, isto é, podem surgir em diversos locais da próstata em tempos diferentes.
Isso deve ser considerado na escolha do tratamento, uma vez que o terapias focais vem sendo cada vez mais consideradas.
Quais são os primeiros sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata não apresenta sintomas no estágio inicial. Esse é o motivo que torna as consultas regulares com urologista tão importantes.
A detecção precoce da doença depende de exames de sangue (PSA) e toque retal realizados pelo médico
Já no estágio avançado, podem surgir os seguintes sintomas:
- Vontade frequente de urinar;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Urinar muitas vezes durante a noite;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou em outros ossos onde a doença se espalhou;
- Fraqueza ou dormência nas pernas e pés.
Quais exames são necessários para a detecção precoce?
Quando alterações no PSA e exame de toque sugerem câncer de próstata, solicitamos exames adicionais mais específicos da doença, isto é, quando estes exames estão alterados há grande risco de câncer:
- Ressonância magnética multiparamétrica da próstata;
- PHI;
- PCA-3.
Havendo confirmação de grande risco de câncer, prosseguimos com biópsia para coletar amostras de tecido da próstata e posterior análise para confirmação do diagnóstico.
Como você viu, o câncer de próstata tem uma grande incidência entre homens e por não apresentar sintomas em sua fase inicial, geralmente já se encontra em fase avançada quando é diagnosticado.
Por isso, é fundamental fazer consultas de rotina com um médico urologista e ajudar a conscientizar sua família sobre esses cuidados.
Quer saber mais sobre como a doença pode surgir? Então, acesse o link mutações genéticas estão relacionadas ao desenvolvimento do câncer de próstata.
Mas se você procura um bom especialista em urologia para cuidar do seu quadro e realizar consultas de rotina? Então você precisa agendar uma consulta hoje mesmo com o Dr. Luiz Takano!