Claramente ninguém gostaria de passar por uma cirurgia, mas muitas vezes isso é necessário e não pode ser adiado. A cirurgia aberta tradicional, onde o cirurgião opera através de um grande corte (incisão), pode ser o primeiro método que vem à mente. No entanto, você também pode optar por uma abordagem menos invasiva que requer apenas alguns pequenos cortes, chamada de cirurgia minimamente invasiva. A cirurgia minimamente invasiva inclui cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica.
A cirurgia robótica pode ser entendida como uma evolução da cirurgia laparoscópica, pois o cirurgião utiliza um robô que permite melhor visualização dos órgãos e realização de movimentos mais precisos, o que se traduz em uma abordagem minimamente invasiva, mas altamente eficaz e segura.
Quer saber mais sobre o Robô DaVinci e como ele é utilizado na cirurgia para câncer de próstata? Acompanhe a seguir e confira!
Como o Robô DaVinci funciona?
O termo “robótico” muitas vezes engana as pessoas. Robôs não realizam cirurgias. Seu cirurgião realiza a cirurgia com da Vinci usando instrumentos que ele guia por meio de um console.
O cirurgião fica na sala de cirurgia, no console do sistema da Vinci que dá ao seu o controle dos instrumentos que ele usa para realizar sua cirurgia. O sistema da Vinci reproduz os movimentos da mão do seu cirurgião em tempo real, dobrando e girando os instrumentos durante a realização do procedimento. Os instrumentos cirúrgicos robóticos se movem como uma mão humana, mas com maior amplitude de movimento.
O sistema de visão da Vinci permite visão 3D de alta definição, dando ao seu cirurgião uma visão cristalina da área cirúrgica que é ampliada 10 vezes em relação ao que o olho humano vê.
O Robô DaVinci pode ser utilizado em que cirurgias?
O Robô DaVinci é utilizado para a realização de cirurgias em diversos tipos de especialidades, como Ginecologia, Gastroenterologia, Cabeça e Pescoço e especialmente Urologia, em que pode ser utilizado para o tratamento de câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga e doenças benignas como estenose de junção ureteropiélica.
Quais as vantagens da cirurgia robótica para o paciente?
A qualidade superior de visão e movimento oferecida pelo robô traz muitas vantagens e s em relação a cirurgia aberta e laparoscópica:
- menor sangramento;
- menor tempo de internação;
- menos dor após a cirurgia;
- menos necessidade de repouso;
- cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis;
- melhor qualidade de visão;
- maior liberdade e delicadeza de movimentos.
Aproveite e entre em contato agora mesmo com a Takano Urologia para ter mais informações sobre a cirurgia robótica para câncer de próstata e para avaliar seu quadro clínico!