Estima-se que, todo ano, no Brasil, ocorrem cerca de 20 mil novos casos de câncer de rim. O câncer de rim é a doença mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, e atinge mais homens que mulheres.
As causas do câncer de rim não são totalmente conhecidas, mas podemos dizer que os principais fatores de risco segundo médicos especialistas são:
- tabagismo;
- fatores genéticos
- insuficiência renal
- rins policísticos
Tabagismo: um dos principais fatores de risco para o câncer de rim
Fumantes podem ter até 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de rim do que pessoas que não fumam. Você pode estar se perguntando de que forma o hábito de fumar pode ser o causador do câncer nos rins. Vou lhe explicar…
Quando uma pessoa fuma, seu organismo acaba absorvendo diversas toxinas e agentes químicos. Calcula-se que um fumante absorva cerca de 4.700 substâncias químicas, dentre elas, 43 são carcinogênicas.
Estas toxinas e agentes químicos absorvidos chegam aos rins através da corrente sanguínea e acabam causando lesões nas células. Nosso organismo é preparado para reparar essas lesões, porém, esse mecanismo pode falhar e mutações no DNA das células podem acontecer. Essas mutações podem causar diversos tipos de câncer, inclusive o câncer de rim.
Infelizmente, as toxinas liberadas pelo tabaco não são só absorvidas por quem fuma. O fumante passivo, ou seja, aquela pessoa que não fuma mas aspira a fumaça do cigarro de um alguém que fuma ao seu lado, também pode acabar absorvendo essas toxinas e agentes químicos.
Se uma pessoa ficar em um ambiente fechado com um fumante, ela poderá inalar a mesma toxina de 10 cigarros. E o mais importante, o fumante passivo também está sujeito aos mesmos riscos de saúde do fumante propriamente dito.
Quanto mais cigarros a pessoa fumar, maiores serão as chances de ter câncer de rim.
A Melhor forma de prevenir o câncer de rim
Mas boa notícia é que quando a pessoa para de fumar totalmente, os riscos de desenvolver a doença diminuem drasticamente.
Além disso, a taxa de mortalidade do câncer nos rins é de 54%. Assim como os outros cânceres, o câncer quando descoberto em sua fase inicial, apresenta maiores chances de cura.
Veja este artigo sobre a primeira cirurgia 100% autônoma de câncer de rim
Mas se você quer compreender um pouco mais sobre os sintomas do câncer nos rins, seu diagnóstico e sobre o tratamento, basta conferir nossa página dedicada a doença.
Se você é fumante, em caso de dúvidas fale com seu médico. Ele poderá indicar a consulta com um Médico Urologista Especialista para realizar um checkup. Mas mesmo se você não for fumante é indispensável ficar atento, afinal sinais e sintomas podem aparecer. Entre eles estão:
- Dor nas costas e região lombar
- Dor nos flancos
- Sangue na urina
- Massa palpável
- Perda de peso
- Inchaço das veias ao redor do testículo direito
- Dor abdominal e inchaço
Então agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano, afinal só um especialista poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a doença e definir o melhor plano de tratamento para seu quadro clínico!